10 perguntas que a imigração do Canadá poderá lhe fazer

 

Canadá não exige mais o visto canadense para brasileiros que têm um visto americano válido. Neste caso, você deverá solicitar uma autorização eletrônica (eTA). Solicite conosco essa autorização! Com isso, a imigração não sabe muito sobre você, e acaba sendo mais rigorosa. Quem tem visto válido, provavelmente passará de forma mais simples na imigração, pois já foi realizada uma checagem prévia de todos os dados antes da aprovação.

Ao desembarcar, você irá para uma máquina automática, para responder algumas perguntas, escanear seu passaporte e tirar uma foto. Se aparecer um X, você deverá ir para o guichê da imigração, para ser atendido por um oficial. Se nada aparecer, você estará liberado, e poderá seguir adiante sem falar com um oficial.

A entrevista pode acontecer apenas com o primeiro oficial ou ele pode lhe encaminhar para uma entrevista com outro oficial, caso tenha alguma suspeita sobre o motivo da viagem. Essa checagem extra pode acontecer por vários motivos e não há como saber se você passará ou não por ela. Geralmente, depende das respostas as primeiras perguntas.

1) Qual é o motivo da viagem? O seu visto dá direito a turismo, então a resposta deve ser exatamente essa. Se for trabalho, é necessário um visto específico.

A melhor resposta é: férias. Não precisa enrolar a resposta, diga apenas férias.

Férias = Vacations.

2) Quantos dias você irá ficar no Canadá? Responda a verdade, de acordo com a sua passagem aérea. O oficial pode pedir para ver sua passagem de volta, portanto, se você mentir e ele descobrir, você provavelmente terá a sua entrada negada, sendo deportado para o Brasil.

A melhor resposta é: X dias. Novamente não precisa enrolar, apenas seja direto.

7 dias = A week.
10 dias = 10 days. 
14 dias = Two weeks.

3) Qual é a sua profissão no Brasil? Responda a verdade, não há motivo para mentir. Principalmente para quem entra sem o visto, o oficial não tem uma histórico, e as perguntas são para entender o seu perfil e o motivo da viagem.

Professor = teacher.
Empresário = businessman.

4) Quanto você está levando de dinheiro? Responda a verdade, pois eles podem pedir que você comprove. O ideal é sempre ter um montante equivalente a duração da viagem. E quanto maior a duração da viagem, mais dinheiro é aconselhável.

US$500 = five hundred dollars.
US$1.000 = one thousand dollars.

Você não precisa levar o dólar canadense se não quiser, podendo levar dólares americanos ou euros, para fazer o câmbio no local. Informe também se você está levando cartões de crédito. Poderá ser perguntando se você tem limite disponível, mas eles não têm como checar essa informação.

5) Você conhece alguém no Canadá? Recomendamos sempre dizer que não, pois em caso de resposta afirmativa outras perguntas sobre o assunto virão. Em geral, os oficiais acham que se você tem família ou amigos no país, as chances de ficar ilegalmente são consideravelmente maiores.

6) Você está viajando sozinho? Como amigos precisam passar sozinhos na imigração, é comum o oficial perguntar se você está viajando sozinho. Se ele fizer essa pergunta, diga a verdade. Não há problema em viajar sozinho, mas dependendo da circunstância pode gerar desconfiança.

7) Posso ver as suas reservas? O oficial pode pedir para ver suas reservas de carro, atrações e hotel. A passagem de volta pode ser exigida também. Por isso, mesmo sendo tudo virtual, é importante levar os comprovantes. Eles podem confirmar tudo que você está dizendo.

8) Você está levando produtos bebidas alcoólicas ou comida? Sim, eles podem perguntar isso. Você provavelmente não estará levando nada disso, certo? Então resposta que não. Apenas isso. Se você está com um pacote de biscoito na mochila, não precisa se preocupar, pois isso não é considerado comida.

9) Qual é o seu roteiro de viagem? Como você vai se locomover? Geralmente, essa pergunta acontece quando o oficial está mais desconfiado. Se você está viajando a turismo, provavelmente tem essa resposta na ponta da língua, então ele faz para ter certeza sobre o motivo da viagem. Caso você vá visitar mais de uma cidade, ele poderá perguntar sobre o meio de locomoção, o que é normal.

10) Quanta malas você está trazendo? Geralmente, essa pergunta é feita quando o oficial está desconfiando do motivo da viagem. Se você vai passar 7 dias, e está com suas malas grandes, ele poderá desconfiar, pois não é compatível. Não sabemos se ele tem como comprovar de maneira simples.

Várias outras perguntas podem ser feitas, dependendo das suas respostas, e do que o oficial perceba sobre você. Várias perguntas podem ser feitas duas vezes, em momentos diferentes, como forma de uma pegadinha, para saber se você está dizendo a verdade e se as respostas serão iguais.

O mais importante é dizer sempre a verdade. Se você está viajando a turismo, não tem motivos para mentir, e não vai se enrolar com as perguntas, mesmo que sejam feitas várias vezes.

Boa viagem!

 

 

Tire Seu Visto

Tire Seu Visto

Assessoria para visto americano e canadense.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on skype
Share on email

Deixe uma resposta